segunda-feira, 30 de julho de 2012

Roupas para gestante

Oi gente!!
Hoje me empolguei para atualizar o blog pois não tive que sair pra resolver nada do casamento. (Ok, devia estar fazendo um relatório... Shh!)
Então, uma coisa que eu senti grande dificuldade depois que engravidei foi encontrar roupas legais para gestante. Geralmente são aquelas batas cafonas como se toda grávida tivesse aquele estilo... Até agora ainda tô conseguindo comprar umas roupas "normais" nas lojas que sempre comprei em tamanho maior pra ficar soltinha e tá tudo ok.
Mas há tempos que os shorts e calças já não cabem mais...
Então conheci a loja "Dona Barriga" aqui em Maceió, que é especializada em gestantes e comecei a comprar algumas peças... E, devo admitir: não existe coisa mais confortável que roupa pra grávida!!!! Vou aderir para sempre! Kkkk...
Aqui vão algumas fotos das peças:
Blusa fofa que não resisti

Short MegaDose

Calça EmmaFiorezi (acho que é isso)

Grávida não precisa só usar legging e batinha, né gente? Hehehe

Beijos,

Teresa de Lisieux.

Idéias para o chá de bebê

Olá!
Como já venho mostrando nos posts anteriores, a maior ansiedade agora é saber o sexo do bebê. Cada dia eu acordo achando que é um ou outro...
"Ah, a barriga tá de tal jeito então é menino", "Tive enjôo, então é menina", "Sonhei que era menino sonhei que era menina"...
E nessa euforia, eu fico procurando idéias para o chá de bebê para os dois sexos.
Tenho uma reunião marcada para quarta-feira com a Dona Festa, que faz um trabalho lindo - pelo que vejo nas fotos.
Aqui vão alguma fotos dos temas que tenho:

-Para Maria Julia:

Fotos: Dona Festa

-Para Bernardo:


Fotos: Bazarte
Quem tiver sugestões de empresas que façam decoração de festas desse tipo, tô aceitando. Já tenho em mente o Espaço do Brigadeiro, a Bazarte, a Dona Festa... Que mais?
Ah! Quero fazer um chá de bebê criativo e bonito, mas econômico. Hehehe
Aguardo sugestões!

Beijos,

Teresa de Lisieux.

Vacinas durante a gestação

Olá leitores!
Sumi por algum tempo, né? São tantas coisas pra resolver quando se tem que resolver TUDO do casamento em poucos meses... Além das consultas, exames, etc., tenho que administrar o tempo pra isso também. (Sorte minah que a universidade está em greve, senão a loucura seria ainda maior!)
Bem, na quinta-feira passada fui colocar em dia as vacinas que meu obstetra indicou para o período da gestação: Hepatite B e Anti-tetânica. Tomei primeira dose das duas no mesmo dia, uma em cada braço. A anti-tetânica não doeu nada na aplicação, mas nos dois dias seguintes não aguentava tocar no braço... 
Essas vacinas são indicadas a partir dos 3 meses de gestação (ou 13 semanas) e cada uma delas precisa de dois reforços (3 doses no total).


HEPATITE B: A transmissão vertical do vírus da hepatite B pode ocorrer durante o trabalho de parto, pelo contato com o sangue da mãe. Raramente o contágio ocorre antes do parto, por meio da placenta. Logo após o nascimento, o bebê deverá receber a primeira dose da vacina contra a hepatite B e as outras doses deverão ocorrer no 1º e no 6º mês de vida.
A amamentação pode ser feita normalmente, pois o vírus da hepatite B não passa pelo leite materno. A amamentação só é contraindicada, se a mãe estiver fazendo o tratamento com os antivirais logo após o parto, pois o medicamento passa pelo leite materno e pode prejudicar o bebê.
O tratamento da hepatite B durante a gravidez só é indicado em caso de hapatite B aguda, que é quando surgem os sintomas típicos da hepatite, como pele e olhos amarelados, por exemplo. Contudo, se o médico achar necessário, mesmo que a mulher esteja na fase crônica da hepatite B onde não há nenhum sintoma, o médico poderá receitar a toma de algumas doses de Lamivudina nos últimos meses de gravidez, para diminuir a carga viral no sangue, e assim diminuir o risco de contaminação do bebê.
Quanto à vacina anti-tetânica, é preciso dar uma olhada no cartão de vacinação para averiguar se tem mais de 5 anos que você foi imunizada. Se já passou esse tempo ou se você nunca tomou, precisa das 3 doses da vacina anti-tetânica para que o bebê fique protegido, pois recebe os anticorpos da mãe através da placenta. 
Dependendo do seu histórico de vacinação, você vai ter de tomar ou uma dose de reforço, no sétimo mês de gravidez, ou então três doses, a partir do segundo trimestre. A primeira dose é aplicada normalmente no segundo trimestre, e as demais doses, a intervalos de dois meses, até 20 dias antes da data prevista para o parto. Se não houver tempo para a terceira dose, esta pode ser tomada depois do nascimento do bebê.  
A vacina é importante tanto para a mãe -no parto, pois há cortes- quanto para o bebê, que pode ser infectado através do corte do cordão umbilical. 

Agora tomarei mais duas doses no intervalos de 2 meses entre elas.
Agora mudando para um assunto menos doloroso *drama*, daqui a 4 dias tenho mais um ultrassom morfológico e o médico disse que afirmaria com certeza o sexo do bebê! A ansiedade já tomou conta de mim e eu tô já explodindo de curiosidade... Espero que não tenha problemas para visualizar o feto, que ele não esteja de pernas fechadas! Kkkk...
Tô louca pra começar a chamar o "bebê" pelo nome: Maria Julia ou Bernardo.
Amanhã são 16 semanas de gestação e a barriga começou a crescer... Tô muito curiosa para ver meu bebê de novo, ver o quanto ele cresceu... 

Na sexta-feira trago as novidades!

Beijo,

Teresa de Lisieux.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

12 semanas!

Olá!!
Sexta-feira fiz meu segundo ultrassom, com 12 semanas de gestação. O neném cresceu muito e tá com formatinho de gente grande, já. Ele tá com 5,69 cm da cabeça aos pezinhos. Uma fofura!
Não deu pra saber o sexo (ou melhor, o médico não quis arriscar sem ter 100% de certeza...), mas ele disse que tá tudo ok com meu pequeno/minha pequena.
No exame ele mostrou a formação do ossinho do nariz, que é importante pra saber que o neném não tem síndrome de down, mostrou a translucência nucal, que tava se desenvolvendo normalmente, mostrando que não tem outras doenças de erro genético.
Ficou marcado pra o dia 3 de agosto o próximo ultra, com 16 semanas. Ele disse que nessa fase é 100% de certeza para saber o sexo. Já tô ansiosa!!
Bem, outra notícia boa é que os enjôos estão melhorando... Ainda estou tomando o Meclin (50mg) 2x ao dia, mas sinto uma diferença significativa em relação às semanas anteriores. Tenho vontade de comer o tempo todo! Socorro! Hahaha

Beijão e até mais!


Neném com 5,58 de CCN (cabeça às nádegas)

12 semanas 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dúvidas sobre ultrassom morfológico e exame de translucência nucal

Oi gente!
Estava tentando esclarecer uma dúvida sobre a diferença entre ultrassom morfológico e exame de translucência nucal e achei um site bem legal, bastante esclarecedor.
Meu obstetra requisitou o ultra morfológico, mas eu sempre via nos sites sobre bebês falando que precisa ser feito entra a 11ª e a 14ª semana o exame de translucência. Fiquei me perguntando o motivo pelo qual meu médico não havia pedido isso.
Eis que entendo que o exame de translucência é uma medida feita num exame de ultrassom comum, para saber se há uma tendência a acumular líquido na nuca. Ele não é um teste diagnóstico, serve para indiciar o risco de algumas doenças.
Segue o site de onde tirei as informações, que é bem interessante:
Translucência nucal ->http://www.fetalmed.net/item/o-que-e-translucencia-nucal.html
Ultrassom morfológico -> http://www.fetalmed.net/item/o-que-e-ultrassonografia-morfologica.html

Espero que sejam úteis!

Beijos!

E os enjôos continuam...

Olá! Estou de volta depois de alguns dias sem postar por aqui...
Culpa dos enjôos e vômitos intensos. Mãe sofre, viu???
No final de semana cheguei a ir ao hospital porque já tinha passado mais de uma semana vomitando todas as refeições... Gente, parece que o mundo vai acabar, só dá vontade de ficar na cama se concentrando pra passar o mal-estar... E o pior: tive que sair quase todos os dias para resolver as questões do casamento...
Mas, enfim, hoje fui a uma consulta de "encaixe" e o obstetra explicou que é normal tudo isso, e desde o dia que fui tomar soro tô tomando Meclin, que serve para diminuir os vômitos e Dramin (que já tomava antes...).
Apesar de já ter perdido 5kg desde o início da gestação (comecei com 72kg e já tô com 67kg), a barriga já tá começando a aparecer, as roupas já estão "sufocando" na cintura...
Essa semana tenho mais um ultrassom, agora o morfológico:

Essa é a ultrassonografia mais detalhada, que pode levar mais de meia hora. Ela é feita por volta das 20 semanas, e nela já dá para ver o sexo do bebê. O ultrassonografista vai verificar o coração do bebê e suas câmaras, a formação do cérebro, os órgãos digestivos e outros sistemas. Também vai medir a cabeça do bebê e o fêmur, o osso da coxa, para ver se o crescimento está dentro da média. 

No exame também é possível determinar a localização da placenta. Se ela estiver bloqueando a abertura do colo do útero (placenta prévia), o médico vai pedir novos ultrassons para ver se ela mudou de lugar. Na grande maioria dos casos ela muda. No caso de ela ainda estar cobrindo o colo do útero no fim da gestação, o bebê terá de nascer obrigatoriamente de cesariana. 

O exame pode ser feito com doppler, um sistema que mostra o fluxo de sangue no útero, na placenta e no bebê, com as cores azul e vermelha. 

Se o médico desconfiar de alguma anormalidade, pode pedir a realização específica de um ultrassom em três ou quatro dimensões, que dá uma imagem mais detalhada do bebê e é capaz de detectar problemas como o lábio leporino, por exemplo. 

Ou o médico pode pedir um ultrassom específico do coração do bebê, a ecocardiografia fetal. 



Bem, por ora, é isso. Depois do ultrassom trago mais novidades!
Beijos!