segunda-feira, 30 de julho de 2012

Vacinas durante a gestação

Olá leitores!
Sumi por algum tempo, né? São tantas coisas pra resolver quando se tem que resolver TUDO do casamento em poucos meses... Além das consultas, exames, etc., tenho que administrar o tempo pra isso também. (Sorte minah que a universidade está em greve, senão a loucura seria ainda maior!)
Bem, na quinta-feira passada fui colocar em dia as vacinas que meu obstetra indicou para o período da gestação: Hepatite B e Anti-tetânica. Tomei primeira dose das duas no mesmo dia, uma em cada braço. A anti-tetânica não doeu nada na aplicação, mas nos dois dias seguintes não aguentava tocar no braço... 
Essas vacinas são indicadas a partir dos 3 meses de gestação (ou 13 semanas) e cada uma delas precisa de dois reforços (3 doses no total).


HEPATITE B: A transmissão vertical do vírus da hepatite B pode ocorrer durante o trabalho de parto, pelo contato com o sangue da mãe. Raramente o contágio ocorre antes do parto, por meio da placenta. Logo após o nascimento, o bebê deverá receber a primeira dose da vacina contra a hepatite B e as outras doses deverão ocorrer no 1º e no 6º mês de vida.
A amamentação pode ser feita normalmente, pois o vírus da hepatite B não passa pelo leite materno. A amamentação só é contraindicada, se a mãe estiver fazendo o tratamento com os antivirais logo após o parto, pois o medicamento passa pelo leite materno e pode prejudicar o bebê.
O tratamento da hepatite B durante a gravidez só é indicado em caso de hapatite B aguda, que é quando surgem os sintomas típicos da hepatite, como pele e olhos amarelados, por exemplo. Contudo, se o médico achar necessário, mesmo que a mulher esteja na fase crônica da hepatite B onde não há nenhum sintoma, o médico poderá receitar a toma de algumas doses de Lamivudina nos últimos meses de gravidez, para diminuir a carga viral no sangue, e assim diminuir o risco de contaminação do bebê.
Quanto à vacina anti-tetânica, é preciso dar uma olhada no cartão de vacinação para averiguar se tem mais de 5 anos que você foi imunizada. Se já passou esse tempo ou se você nunca tomou, precisa das 3 doses da vacina anti-tetânica para que o bebê fique protegido, pois recebe os anticorpos da mãe através da placenta. 
Dependendo do seu histórico de vacinação, você vai ter de tomar ou uma dose de reforço, no sétimo mês de gravidez, ou então três doses, a partir do segundo trimestre. A primeira dose é aplicada normalmente no segundo trimestre, e as demais doses, a intervalos de dois meses, até 20 dias antes da data prevista para o parto. Se não houver tempo para a terceira dose, esta pode ser tomada depois do nascimento do bebê.  
A vacina é importante tanto para a mãe -no parto, pois há cortes- quanto para o bebê, que pode ser infectado através do corte do cordão umbilical. 

Agora tomarei mais duas doses no intervalos de 2 meses entre elas.
Agora mudando para um assunto menos doloroso *drama*, daqui a 4 dias tenho mais um ultrassom morfológico e o médico disse que afirmaria com certeza o sexo do bebê! A ansiedade já tomou conta de mim e eu tô já explodindo de curiosidade... Espero que não tenha problemas para visualizar o feto, que ele não esteja de pernas fechadas! Kkkk...
Tô louca pra começar a chamar o "bebê" pelo nome: Maria Julia ou Bernardo.
Amanhã são 16 semanas de gestação e a barriga começou a crescer... Tô muito curiosa para ver meu bebê de novo, ver o quanto ele cresceu... 

Na sexta-feira trago as novidades!

Beijo,

Teresa de Lisieux.

2 comentários:

  1. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir