quinta-feira, 4 de abril de 2013

A primeira semana de vida: Difícil adaptação

Oii,
Vou aproveitar que está está nos braços do papai dormindo pra fazer outra postagem...
Então... Dois dias depois do nascimento da minha boneca tivemos alta do hospital, com muita saúde.
Durante o período em que estivemos lá foi tranquilo e tenso ao mesmo tempo pois tudo que é desconhecido causa certa apreensão (pelo menos pra mim...).
A minha recuperação da cesárea foi ótima, senti pouquíssima dor (não sei se não senti ou se não dei valor, pois tinha um pinguinho de gente precisando de mim pra eu estar lamentando uma "dorzinha qualquer")...
Tomei antinflamatório, anti-gases e tramal, e soro nas primeiras 24h. Minhas princesa não precisou de nada, saiu comigo da sala de parto, na maca! Muito emocionante!
No primeiro dia que levantei da cama para tomar banho acabei desmaiando, pois muito sangue é perdido na cirurgia e eu tenho tendência à pressão baixa. Foi uma das piores sensações que senti mas logo passou. Outra dificuldade foi a amamentação... Ela não conseguía pegar e as enfermeiras iam direto ajudar a estimular a sucção... Ela chorava muito com fome mas a pediatra insistiu em não dar fórmula (CERTÍSSIMA) pois o bebê nasce com uma reserva de glicose e não tem tanta necessidade nas primeiras horas. Foi um sufoco, nós chamávamos a enfermeira no quarto várias vezes na madrugada, levaram bomba de "ordenha" pra estimular... Até pegar o jeito, amamentar é muito difícil!!! Mas é preciso insistir. Acho que é MUITO importante ter a família apoiando nesse momento, pois ficamos muito frágeis.
No dia de sairmos a Julia fez o teste da orelhinha e também veio a pediatra fazer uma avaliação e dar alta. Meu obstetra também foi lá avaliar, prescrever alguns medicamentos para continuar em casa e dar a minha alta.
O caminho para casa pareceu uma viagem interminável, pois aquela pessoinha tão pequena dentro do carro parecia tão vulnerável, naquele bebê (DES)conforto que não aconchega nada o RN...
Por falar em RN, me falaram para não comprar roupinhas RN, nem fralda... Mas Julia usou sim roupinhas RN e fralda RN. Usamos todos o que compramos (cerca de 7 pacotes do peq. da Pampers) e depois ainda compramos mais uns 5 pacotes. Nos primeiros dias é MUITO cocô e muito xixi.
Bem, fiquei a primeira semana na casa da minha mãe, com uma bagagem enorme levada dias antes do parto (banheira, cadeira de amamentar, berço camping, muitas fraldas e por aí vai...)
Foi muito difícil e eu me senti um fracasso pois o mundo parecia ameaçador e eu não poderia dar conta de protegê-la de tudo... Uma formiga parecia uma ameaça enorme, pois poderia mordê-la. Mesmo quando ela dormía, eu ficava acordada olhando se ela respirava. Gente, é loucura mas ser mãe é isso mesmo! Kkk.
Outro desafio era o banho... Minha tia que estava indo me ajudar junto com minha mãe, pois tem que ser muito rápido e cuidadoso ao mesmo tempo. As trocas de fralda são intensas e o cocô é preto (mecônio, com os vestígios do "parto").
Desde o primeiro dia dela em casa eu me levantava sozinha, fazia tudo. Só era meio complicado para me vestir. A dor é espalhada, sabe? Dói músculo, dói pele, dói por dentro... Mas só quando faz algum esforço...
Quanto à alimentação, comi legumes e verduras e tomei muito suco. Depois fui acrescentando carne magra, massa, outras coisas. E eu tomava muita água pois amamentar dá sede - e é preciso líquido para "fabricar" o leite.
Acho que a principal dificuldade, fora amamentar, foi me acostumar às poucas horas de sono... Poucas mesmo, coisa de 2h por noite.
Bem, agora preciso colocar minha princesa no berço e aproveitar as horas de sono dela para descansar também!
Assim que conseguir, postarei sobre os outros tantos assuntos que começaram a fazer parte da minha vida até agora.
Ah! Uma coisa que descobri e tem me ajudado muito são os grupos de mães, no Istagram. Pego muuuitas dicas de lá... (Descobri essa semana que são "InstaBlogs", nunca que eu soubesse que isso existia!)
Enfim.
Já são mais de 23h e tenho que aproveitar! Kkkk
Até breve!!!
Beijos, mamães e leitor@s!

Um comentário:

  1. que coisa mais linda, T. desejo muita saúde e tudo de bom a tu e a Julinha.. e a Lucão tb, claro, eheheh. me emocionei na parte de olhar ela dormindo ;~ bj!

    ResponderExcluir